Conheça as melhores formas de se exercitar

Escolha o perfil mais adequado às suas necessidades e veja o que dizem os especialistas.

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Publicado em: 26/04/2012

Os preparadores e educadores físicos Marcelo Cabral, Cláudio Gil e Cláudio Domênico são unânimes em explicar que não existe exercício universal. É fundamental começar por aquele que mais se adeque às suas necessidades e expectativas. Abaixo, esses especialistas dão dicas para auxiliar a escolher a melhor opção para você:

HOMENS: Musculação. ?A vaidade masculina está na massa muscular?, diz Marcelo Cabral.

MULHERES: Corrida ou ciclismo. ?As atividades aeróbias são a primeira opção para quem quer controlar o percentual de gordura?, explica Cabral.

CRIANÇAS ATÉ 10 ANOS: Todos os esportes. Segundo Cabral, nesta fase é muito importante variar as atividades para experimentar o máximo de movimentos e adquirir repertório motor, fundamental para um bom desenvolvimento da coordenação e auxiliar na cognição. Se tiver que escolher um esporte, opte pela natação, que envolve condicionamento e coordenação, além de aumentar a segurança no mar e na piscina.

ADOLESCENTES: Musculação. Cabral diz que a orientação do professor é mais individualizada. Além disso, principalmente para as meninas, é uma ferramenta de prevenção para a osteoporose. É na adolescência que ocorre o pico de mineralização óssea e a musculação contribui bastante.

IDOSOS: Uma das vantagens do exercício físico é que nunca é tarde para se começar, e por mais idoso que você seja, ainda vai usufruir dos benefícios e em poucas sessões, se sentirá melhor, frisa Cláudio Domênico. Marcelo Cabral sugere musculação para enfrentar a perda de massa muscular associada à idade, que leva à diminuição da força e da condição aeróbia, diminui a autonomia e pode contribuir para a aceleração de doenças metabólicas.

SOBREPESO: Domênico salienta que para se perder peso o melhor é combinar exercícios e orientação nutricional. As pessoas com sobrepeso têm que ter calma, buscar perda de peso de forma lenta e gradual, e tomar cuidado redobrado para não se lesionarem. Cabral recomenda spinning ou qualquer outra prática aeróbia que não tenha muito impacto, como ciclismo, caminhada e natação. Por não terem muito impacto, elas permitem que se faça volumes maiores e, com isso, aumente o gasto calórico total, que é o mais importante para o emagrecimento.

OBESOS: Caminhada. É preciso ter grande gasto calórico no obeso por conta do próprio peso corporal. Com frequência, o obeso tem problemas articulares e a caminhada não oferece grande impacto. Não requer nenhum tipo de estrutura especial e pode ser incorporada facilmente na rotina de vida, destaca Cabral.

CARDÍACOS: Cláudio Domênico observa que a ideia de que portadores de problemas cardíacos não devem realizar atividades físicas está ultrapassada. Hoje são totalmente recomendadas, mas este grupo, antes de iniciar suas atividades físicas, deve ser submetido a exames e avaliado por um cardiologista. Marcelo Cabral diz que uma opção é usar bicicleta, mas somente com liberação médica. Ela é mais segura porque a resposta cardiovascular tende a ser menor.

ASMÁTICOS: Segundo Domênico, fora das crises a atividade física é recomendada. Vale lembrar que vários atletas olímpicos são portadores de asma e, quando necessário, são autorizados a usar broncodilatadores para competir. Se você é portador de asma brônquica e deseja praticar esportes, converse antes com seu médico. Uma boa opção é a natação, recomenda Cabral. O asmático precisa de um tempo maior tanto de aquecimento quanto na diminuição da intensidade após o exercício e um cuidado maior em ambientes frios e secos. A presença de um professor e a característica individual desse esporte facilitam o controle.

PESSOAS QUE QUEREM GANHOS ESTÉTICOS: Corrida mais musculação, sugere Cabral. É a combinação mais eficiente para redução do percentual de gordura e aumento da massa muscular. Mas atenção, pois os riscos acompanham os benefícios. Essas pessoas são as que mais procuram as academias e as que mais se machucam.

PREGUIÇOSOS:
Cabral sugere aulas de dança em grupo. É importante estar matriculado em alguma aula para reforçar o vínculo. Aulas coletivas servem para fazer amigos e ter mais motivos para sair de casa. O preguiçoso precisa do prazer imediato e dificilmente tem paciência para esperar os resultados do exercício.

SEDENTÁRIOS QUE NUNCA SE EXERCITARAM: Domênico diz que quanto mais fora de forma se estiver, mais depressa a pessoa se sentirá melhor, ou seja, em poucas sessões serão visíveis os benefícios da atividade física. Cabral propõe musculação ou pilates, que oferecerão orientações e progressão individualizadas.

GENTE QUE DETESTA EXERCÍCIO: Para Cabral, o melhor é a dança. Não parece exercício, mas é. Quem detesta exercício tem que procurar primeiro atividades em que tenha prazer.

AVENTUREIROS: Trekking é um excelente exercício aeróbio porque alterna intensidades e terrenos. Há muitas opções de trilhas no Rio, diz Cabral.

COMPETITIVOS: Corrida. Quem é competitivo quer ver o resultado quantificado e a corrida permite isso com facilidade, afirma Cabral.

FUMANTES: Caminhada. Eles precisam de atividade aeróbia e provavelmente a capacidade estará baixa. Terão que começar com uma atividade leve, pondera Cabral. O exercício é um forte aliado do tratamento do tabagismo.

ESTRESSADOS: O exercício físico é um dos mais poderosos recursos para se enfrentar o estresse, destaca Cláudio Domênico. ?Você consegue imaginar alguém jogando tênis, concentrado em acertar a bolinha, e ainda pensar nos problemas??, pergunta. O exercício libera substâncias chamadas endorfinas, que promovem uma sensação de relaxamento e bem-estar. Marcelo Cabral sugere o trekking. O esforço físico ajuda a liberar o estresse e um ambiente calmo, sem o barulho e o movimento urbanos, contribui muito, frisa.

DEPRIMIDOS: Aulas de dança em grupo, sugere Cabral. Como pessoas deprimidas têm dificuldade de se automotivar, o ideal são atividades com direcionamento e comando, mas ao mesmo tempo prazerosas e divertidas, diz ele.

ANSIOSOS: Pilates. Para Cabral, se um ansioso tiver que esperar para revezar um aparelho de musculação ou ficar contando o tempo passar no painel da esteira, vai enlouquecer! O pilates é um método de condicionamento físico que se assemelha à musculação em vários aspectos e benefícios, mas com treinos variados a cada dia e técnicas de respiração que ajudam na concentração no exercício e no relaxamento.


Fonte: Estadão
Edição: F.C.
26.04.2012

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