Saiba como evitar dores musculares nas primeiras semanas de malhação

Se você freqüenta ou freqüentou academia, com certeza já ouviu algumas pessoas reclamarem de dores musculares nas primeiras semanas de malhação

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Publicado em: 05/05/2008

Se você freqüenta ou freqüentou academia, com certeza já ouviu algumas pessoas reclamarem de dores musculares nas primeiras semanas de malhação, onde qualquer movimentação do corpo causa um grande incomodo. Estas terríveis dores, que assustam os que não malham por prazer, são consideradas normais, mas podem ser evitadas com a orientação adequada de um instrutor.

Para não sofrer ao tentar dobrar o braço ou simplesmente acenar para alguém, é necessário ter cautela e não extrapolar no treinamento. O instrutor de educação física da Vita Academia, Del Silva, afirma que as dores são normais nas pessoas que estão iniciando na academia. Ele explica que isso acontece devido os estímulos que os músculos, até então sedentários, passam a receber.

?Tem gente que toda vez que volta a malhar fica com dor, mas isso se deve ao grau de sedentarismo alto. Para evitar isso, o instrutor deve fazer uma análise e não sobrecarregar o aluno. Deve-se começar aos poucos e com o tempo vai aumentando. Nas primeiras semanas o foco é adquirir resistência para, só depois, aumentar o peso. Assim é possível obter um resultado bem melhor?, assegura.

Del comenta que muitas pessoas ficam desmotivadas devido as dores e pensam que sempre se sentirão assim com a malhação. ?O melhor é que ninguém sinta dor, pois tem gente que fica desmotivada e se machuca nos treinos. Por causa de uma vida sedentária, há pessoas que quando malham, sentem até febre, dor de cabeça e ficam sem concentração. Mas isso é apenas quando a pessoa não é bem orientada. Aqui na Vita, nós fazemos toda uma análise para que isso não aconteça?, garante o instrutor.

Sobrecarga

A busca por um resultado rápido faz com que algumas pessoas ?peguem pesado? nos treinos para ficar logo em forma. No entanto, esta pressa é a grande causadora de lesões musculares. Del Silva, explica que na maioria dos casos o tecido conjuntivo não está preparado para tal esforço, o que acaba prejudicando o desenvolvimento físico.

?Tem que ser feita uma adaptação muscular para aumentar a carga e a função do professor é orientar a forma mais correta para levar a pessoa a alcançar seu objetivo. O aluno não deve ter pressa, pois com um esforço além do normal ela irá sofrer. Na malhação tudo deve ser gradativo e o aluno não deve desistir no meio do caminho, pois tem pessoas que tem maior facilidade de adaptação e outras não?, diz o instrutor da Vita Academia.

Ele finaliza dizendo que cada pessoa deve seguir seu ritmo e tentar superar a si mesmo e não se comparando com os outros. ?Vendo os resultados ela irá se motivar e ficar mais fiel?, encerra.

Allisson Bacelar
05.05.08

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